Por Silvia Berlinck
Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A nova agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
Os objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 e espera-se que sejam cumpridos até 31 de dezembro de 2030. Entretanto, há a expectativa de que algumas metas, baseadas em acordos internacionais, se cumpram antes do prazo estabelecido.
O que é Desenvolvimento Sustentável?
O desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.
O desenvolvimento sustentável demanda um esforço conjunto para a construção de um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e todo o planeta.
Para ser alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades.
Erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Para esse fim, deve haver a promoção de um crescimento econômico sustentável, inclusivo e equitativo, criando melhores oportunidades para todos, reduzindo as desigualdades, elevando padrões básicos de vida, estimulando a inclusão e o desenvolvimento social justo, e promovendo o gerenciamento integrado e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas.
A expressão “desenvolvimento sustentável” é fruto de uma consciência coletiva a respeito da possibilidade de encurtamento da presença humana no planeta Terra (VEIGA, 2010). Em busca de tornar compatível a expansão das suas liberdades com a conservação dos ecossistemas, a sociedade tem empreendido soluções, dentro e entre as dimensões da sustentabilidade, para viabilizar a continuidade da espécie humana. Por isso, a questão não é se devemos ou não crescer economicamente, mas como devemos crescer para que a humanidade possa continuar existindo, sem que tenhamos pessoas em condições precárias.
Desde o estabelecimento do conceito de desenvolvimento sustentável, os países têm buscado soluções que atendam às necessidades de todas as partes. Evidente que o caminho não tem sido fácil e existem diversos obstáculos. Entretanto, não se pode perder de vista os avanços alcançados. Se em 1972 apenas um chefe de Estado participou da Conferência de Estocolmo, em 2015, 195 países assinaram o Acordo de Paris e todos os membros da ONU adotaram a agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Isso quer dizer que todos os desafios globais serão superados até 2030?
Muito provavelmente, não. Mas, significa que existe um esforço coletivo entre os países, de forma que todos possam cooperar em prol de superar os nossos problemas globais.
Ao oferecer uma melhor compreensão dos ODS, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Brasil, reforça que o desenvolvimento sustentável só será alcançado mediante o envolvimento, compromisso e ação de todos.
Fonte: pnud.org.br
A Sorriso Sustentável é um hub de Inovação e Sustentabilidade, especializado em Saúde Ambiental para materializar os critérios ESG e promover organizações humanizadas.
Sorriso Sustentável
Comentários